7 dicas para organizar medicamentos (com download gratuito)

organização

Se até hoje nunca organizou os seus medicamentos, saiba que este é uma das principais coisas que deve de manter organizadas em sua casa. Porquê? Por que a última coisa que quer, é ser apanhada de surpresa quando precisar de usar um medicamentos ou tiver alguma urgência em casa. Hoje falo de organizar medicamentos e se quer saber como o fazer da melhor forma, vai ter de ler até ao fim.

Arranjar uma cantinho para guardar todos os seus medicamentos e fazer uma revisão periódica dos mesmo, é o primeiro passo para organizar e manter organizados os seus medicamentos. Não deixe passar mais de 6 meses sem fazer uma verificação das datas de validade e entregue-os na farmácia, aproveitando para repor algum que seja necessário.

Definir quais os medicamentos mínimos que deve ter em casa para uma situação de emergência é outra sugestão que dou. Cá por casa nunca podem faltar ben-urons, desinfetante de feridas, anti-histamínico e creme para as picadas de insetos. Depois existem outros que dão sempre jeito: gel para as aftas, creme para nódoas negras, gel para dores musculares, vick, pastilhas para a garganta, em fim, um mini stock para nos safar de qualquer incómodo.


7 Dicas para organizar medicamentos

  • Mantenha todos os medicamentos juntos. Pode eventualmente ter os de primeiros socorros separados, num estojo, por exemplo. Mas o ideal é manter tudo junto, ou pelo menos, no mesmo loca.
  • Guarde num local seco e fresco, fora do alcance das crianças. O sugerido é guardar, por exemplo, na cozinha. Não deve guardar na casa de banho.
  • Use caixas, arquivadores com gavetas ou cestos para organizar e guardar os artigos. Existem caixas bem giras no mercado ou mesmo um armário de parede com chave para manter os medicamentos em segurança.
  • Como pode organizar? Tem várias opções:
    • Separar os de crianças dos de adultos.
    • Separar os xaropes, os comprimidos e os cremes.
    • Agrupar por tipo de “doença” – gripe, queimaduras, entorses.
    • Agrupar por tipo de medicamento – analgésico, anti-inflamatório, anti-histamínico, etc.
  • Identifique todas as caixas, arquivadores ou gavetas com etiquetas para saber o seu conteúdo e facilitar na hora de procurar um medicamento. Se não estiver no lugar, é porque não tem. E depois de usar, também vai ajudar a saber onde devolver.
  • Tenha junto dos medicamentos um inventário, para ser mais fácil de controlar o que tem, em que quantidade e as datas de validade. Para dar uma ajuda, encontrará no final deste artigo um download gratuito.
  • Faça o mesmo para os seus animais de estimação. Arranje uma caixa e guarde todos os medicamentos juntos. Pode aproveitar para guardar o boletim de saúde no mesmo sítio.

Espreite algumas das sugestões de produtos organizadores que seleccionei para si:

Este artigo contém links de Afiliados Amazon, o que significa que ao comprar algum produto através de um link recebo uma pequena comissão. Obrigada por apoiar o Blog Conxita Maria – A Arrumadinha.


Download Gratuito: Inventário de Medicamentos

Para fazer download deste documento, basta clicar no botão de download por baixo da imagem. Não tem a password de acesso? Veja mais abaixo como a pode obter.


Para fazer download deste documento precisa de uma password que está disponível unicamente para um grupo seleto de seguidores da Comunidade Arrumadinha. Para fazer parte desta Comunidade basta preencher o seguinte formulário:

Caso já faça parte desta Comunidade, mas não se recorda da password, por favor envie-me um e-mail para conxitamariablog@gmail.com


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply