
Como começar a destralhar a casa
Por esta altura já percebeu a importância de destralhar a sua casa e tudo o que pode ganhar ao fazê-lo (se não, convido-a a ler este artigo). E agora pode perguntar-se: mas por onde devo começar a destralhar? E o que devo destralhar?
Lembre-se sempre: o destralhe vem antes da organização. Por isso não faz sentido querer que a sua casa se mantenha organizada se não a libertar primeiro dos objetos que não fazem sentido, e que só estão a ocupar espaço e a dificultar as suas rotinas. E a sensação de leveza e paz interior que ganhará, assim como o tempo que vai poupar na limpeza e arrumação da sua casa, vão ajudá-la a manter este hábito tão importante que é o de destralhar.
Mas a verdade é que destralhar é um processo contínuo e sem fim que deve ser feito de forma recorrente. E por isso deve ser distribuído em pequenas tarefas que possa fazer um pouco todos os dias. Para a ajudar, vou deixar-lhe aqui algumas dicas assim como oferecer-lhe uma lista de 50 objetos que pode começar hoje mesmo a destralhar na sua casa.
4 passos para começar a destralhar a casa
Estes são os passos que eu mesma sigo e que lhe sugiro fazer para que possa começar a destralhar a sua casa da forma mais fácil e prática possível.
- Reserve um tempo na sua agenda para destralhar: arranje um horário que lhe seja conveniente e coloque mesmo na sua agenda como uma tarefa. E não se esqueça de aproveitar o máximo possível este tempo que reservou sem distrações.
- Prepare locais para fazer a seleção e separe por categorias: pode utilizar caixas, cestos ou sacos. É aqui que vai colocar os objetos a destralhar. O ideal será juntar todos os objetos e começar a separar por categorias. Faça aqui o download do gratuito dos meus cartões de destalhe que o vão ajudar nesta tarefa.
- Decida o que vai fazer com cada objeto: dentro de cada categoria comece a escolher os objetos que vai manter e qual o destino que vai dar aos restantes. Se não estiver em condições e não puder ser arranjado, coloque no lixo. Se ainda pode ser usado, escolha uma destas opções: reciclar, vender ou doar.
- Nesta fase, é muito importante que realmente pratique o desapego. Sei que a tendência é para querermos ficar com tudo: ora porque ainda pode vir a dar jeito, ora porque tem valor sentimental… Mas pergunte-se: é realmente importante manter esse objeto e vai efetivamente usá-lo? Ou apenas continuará a ocupar espaço na sua casa e a dificultar a sua rotina?
- No artigo “Objetos destralhados: que destinos lhes dar?” vai encontrar um conjunto de Cartões de Destralhe gratuitos para ajudar na tarefa.
- Deixo-lhe aqui mais algumas perguntas que a podem ajudar na hora de selecionar o destino:
- Usei nos últimos meses ou vou usar nos próximos?
- Que valor isto dá à minha vida?
- Se mudasse de casa levava isto comigo?
- Terei outro objeto para o mesmo propósito?
- Fazia-me mesmo falta se eu não o tivesse?
- Organize o que fica e livre-se do que vai: quando tiver decidido tudo o que fica e que destino dar ao que vai embora, é hora de organizar os objetos que ficam na respetiva divisão. Quanto aos que são para sair, não os deixe muito tempo à espera do seu destino, não só para não continuar a “encher” a sua casa como também para não cair no erro de os tentar manter!
E se lhe posso deixar mais um conselho, é de que comece pelas categorias que são mais fáceis para si, deixando os objetos mais sentimentais para o final.
Download Gratuito: Lista de 50 objetos a destralhar em sua casa
Para que nunca lhe faltem ideias do que pode destralhar ou se não sabe por onde começar, faça o download GRATUITO desta lista de 50 objetos a destralhar em sua casa. Vai encontrar sugestões para as mais variadas categorias de objetos, como produtos pessoais, artigos de beleza, papelaria, e muito mais.
Para ter acesso à sua lista só necessita de inserir os seus dados neste formulário:

Contudo, sei que mesmo com todas estas dicas, o destralhe da sua casa lhe pode parecer algo complicado e desmotivá-la antes mesmo de começar….mas para lhe mostrar que não tem de ser assim, decidi criar o desafio Destralhar a Casa em 30 Dias, onde a vou ajudar a destralhar a sua casa de forma leve e descomplicada, e com pequenos passos bem simples e fáceis de aplicar.
Desafio Destralhar a Casa em 30 Dias
Durante 30 dias vou dar-lhe um mini-desafio diário. Nada complicado, afinal o dia-a-dia de uma família já é estressante por si mesmo. Mas garanto-lhe que no final do desafio não só se sentirá mais leve como também verá a sua casa da mesma forma!
- Guiá-la e ajudá-la a perceber o que não faz sentido manter
- Ajudá-la a deixar de se sentir estressada com a rotina e limpeza da casa
- Dar-lhe tempo para o que é realmente importante para si
E porque acredito que juntas vamos mais longe, criei um grupo no Whatzapp para que possa partilhar dúvidas e receios, trocar experiências, e sentir-se motivada e apoiada ao longo de todo o desafio. Nunca duvide do poder de nos sentirmos em comunidade.
Entre aqui e veja tudo o que desafio Destralhar a Casa em 30 Dias tem para lhe oferecer!

