
Objetos destralhados: que destino lhes dar?
Acredito que destralhar é fundamental para simplificar não só a nossa casa mas também a nossa vida e dia-a-dia. Com os seus objetos destralhados, terá mais espaço, tempo e liberdade para o que realmente importa. Se ainda não o fez, aproveito para o convidar a ler os dois artigos anteriores onde falo sobre a importância de destralhar e por onde começar.
Uma das coisas que mais reparei quando comecei a destralhar a minha casa, foi o quão menos energia e tempo eu tinha de dispensar para as rotinas da casa. Afinal, se nos livramos daquilo que só estava a “encher” e ocupar espaço, a limpeza e organização da casa tornam-se muito mais simples e rápida, não é verdade?
Contudo, apesar de até saberem tudo o que podem ganhar com este processo, sinto que por vezes as pessoas têm relutância em o fazer. E muitas das vezes a razão disso prende-se com o não saberem que destino dar aos objetos destralhados…
Então decidi trazer-lhe hoje algumas dicas do que pode fazer com os objetos destralhados. Aproveite para fazer o download dos Cartões de Destralhe disponíveis neste artigo. Depois só precisará de os imprimir e utilizar para a ajudar a separar os objetos destralhados pelas várias categorias. Vamos a isso?
Que destino dar aos objetos destralhados
- Lixo: sei que nem sempre é fácil fazê-lo, mas se não está em condições nem pode ser arranjado, o destino deve ser mesmo o caixote do lixo. Não vale a pena mantê-lo só porque “tem pena” de deitar fora, pois só irá ocupar espaço na sua casa. Pois esse espaço poderia ser aproveitado para algo que efetivamente funciona e de que precisa!
- Arranjar: se não está no seu melhor estado mas ainda tem salvação, então procure consertá-lo. Mas atenção, se o custo da reparação for superior ao que o objeto realmente vale em si e para si, então pondere bem se valerá o investimento.
- Reciclar: até pode já não fazer o que era suposto, mas pergunte-se se não poderia aproveitar para lhe dar uma segunda vida. Costumo dar muitas vezes o exemplo das meias rotas. Porque não transformar em panos para limpeza mais difíceis ou num brinquedo para os seus filhos (ou mesmo para o seu pet)?
- Doar: se está bom mas simplesmente já não lhe tem utilidade, então ainda pode trazer muita felicidade a outra pessoa. Faça uma seleção do que poderia ter mais utilidade e pesquise por instituições de caridade na sua zona. Também pode aproveitar para doar a alguém conhecido a quem saiba que vai dar jeito.
- Vender: esta é também uma alternativa a considerar; afinal, se ainda está bom e com utilidade, porque não tentar vender e conseguir algum retorno do dinheiro que investiu? Há cada vez mais sites a partir dos quais pode tentar vender em segunda mão os seus objetos.
- Devolver: e claro, não poderia deixar de lhe relembrar que, provavelmente, alguns dos objetos que tem em casa foram emprestados no passado por algum familiar ou amigo seu. Pois esta é a altura perfeita para aproveitar e os devolver ao seu dono!
E já sabe a minha opinião sobre os objetos sentimentais… não se deixe levar pelas emoções, guarde as memórias (por exemplo, em caixas de memórias) e pense no quão mais leve ficará a sua casa e você mesma!
Download Gratuito: Cartões de destralhe
Para a ajudar a separar os objetos destralhados pelo destino que lhes irá dar, faça aqui o download GRATUITO destes 7 Cartões de Destralhe. Vai encontrar etiquetas para todos os destinos que lhe falei acima.
Para ter acesso aos seus Cartões de Destralhe só necessita de inserir os seus dados neste formulário.

Agora, para chegar a esta fase é necessário pôr mãos-à-obra e começar efetivamente a destralhar a sua casa… E para lhe mostrar como pode ser um processo bem simples e prático, decidi criar o desafio Destralhar a Casa em 30 Dias, onde me comprometo a ajudá-la a destralhar a sua casa de forma leve e descomplicada, e com pequenos passos bem simples e fáceis de aplicar.
Desafio Destralhar a Casa em 30 Dias
Durante 30 dias vou dar-lhe um mini-desafio diário.. Garanto-lhe que no final do desafio não só se sentirá mais leve como também verá a sua casa da mesma forma!
Com este desafio vou:
- Guiá-la pelas várias divisões da sua casa e ajudá-la a perceber o que não faz sentido manter
- Ajudá-la a deixar de se sentir stressada com a rotina e limpeza da casa
- Dar-lhe tempo para o que é realmente importante para si
E como acredito que juntas vamos mais longe, criei um grupo no WhatsApp para que possa partilhar dúvidas e receios, trocar experiências, e sentir-se motivada e apoiada ao longo de todo o desafio. Nunca duvide do poder de nos sentirmos em comunidade.
Entre aqui e veja tudo o que desafio Destralhar a Casa em 30 Dias tem para lhe oferecer.

